Com um enquadramento histórico excepcional -revolução cultural, invasão japonesa...-, este filme chinês consegue uma brilhante história que se desvela em torno de duas personagens centrais: Dieyi e Xiaolou.
Estas duas crianças, que cresceram juntas numa instituição educativa pré-revolucionária, ver-se-ão agrilhoadas pelo então sistema chinês que convencionava toda uma rigidez disciplinar aplicada ao método de ensino. Futuros actores de Ópera Chinesa, Dieyi e Xiaolou não podiam prever o que as suas actuações revelariam: uma passagem da tragédia teatral para o palco da vida real. É no palanque onde a representação decorre que os sentimentos são mais puros, é no camarim que as lágrimas borram a maquilhagem em nome da frustração amorosa, é em tribunal que se perdem as forças perante um julgamento injusto...Retratando um período política e socialmente atribulado, é um filme para ver e rever, de alcance estético-performativo singular na cultura chinesa. É também um suspiro pela tradicional Ópera Chinesa enquanto marca de uma cultura em decadência, um genuíno Adeus Minha Concubina...
Sem comentários:
Enviar um comentário