terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

a vida da orquídea

nunca me interessei particularmente por plantas/flores, no sentido de lhes proporcionar duração de vida. é bom receber (ou comprar) ramos de flores e colocá-las numa jarra. elas trazem vida aos móveis secos de solidão e animam os livros arrumados porque, respirando no mesmo espaço, libertam o pó das histórias abandonadas. muda-se duas, se se tiver sorte, três vezes a água, e ao fim de alguns dias já estão no caixote do lixo, junto dos restos de comida. é injusto; depois de colocarem um aroma no ar, oferecerem a sua vida e a sua cor a uns quantos metros quadrados, são deitadas fora como ossos de frango, no fim de uma refeição. nada a fazer, ainda assim, que se ofereça um chavão: c’est la vie. esta semana recebi uma orquídea, uma planta com raízes, num pequeno vaso, e dentro de uma espécie de tubo de ensaio gigante. quem ma ofertou conhecia muito bem a minha vontade de olhar mais vezes para essa flor estranhamente bela. tê-la junto de mim resolveria esse desejo contínuo. até aqui, como dizia no início, nunca senti nenhum interesse expressivo por plantas, a não ser aquelas que foram já protagonistas da literatura, recordo-me, por exemplo, d’A Túlipa Negra, do Dumas pai, ou de outro livro, A Dama das Camélias, do filho (não, não vou discorrer aqui sobre o tópico 'as flores na literatura'). mas, dizia eu, as plantas nunca me despertaram qualquer vocação e, no entanto, hoje dei comigo a pesquisar e a ler sobre “como cuidar orquídeas”. caiu o carmo e a trindade! (que ficou incompleta ali atrás, só com o pai e o filho Dumas). já sei tudo sobre a rega adequada, a exposição ao sol, a temperatura ambiente... ela é tão delicada que só poderia estar assim como está, protegida num autêntico tubo de ensaio gigante. vou fazer os possíveis por lhe dar uma vida longa, e acho que quando ela «deixar de existir», como uma Madame Bovary («Elle n’existait plus»), vou regar as suas pétalas secas com uma pequena lágrima de adeus. 
sinto-me romântica por ter uma orquídea no quarto.


(Wild Orchids)

Sem comentários:

Enviar um comentário